18 abril 2005

1º álbum completo! IP IP URRA







É pessoas... vocês não são as únicas! Todo mundo já fez isto um dia. Quando começamos a fazer scrap automaticamente nos comprometemos a fazer um álbum inteiro pra alguém. Pode? Nem sabemos por onde começar, o que comprar e que fotos colocar!!! E porque comigo seria diferente?

Decidi fazer este álbum para dar de presente à minha amiga sheila em comemoração aos 26 anos de vida. Primeiro "fuçei" em tudo quando é lugar para achar inspiração ou sketches (lay out das páginas). Vasculhei o site 2 peas de "cabo a rabo" e amei! (www.twopeasinabucket.com). Tinha decidido fazer um mini-álbum utilizando materiais que tinha em casa. Esclarecimento deste ponto: Me formei em arquitetura recentemente, e, tinha muito material em casa. Papel mitientes, cola, papel texturizado e color plus. Antes que você diga: NÃO PODE USAR COLORPLUS!! Eu digo: EU NEM SABIA O QUE ERA ESTA COISA DE ACID-FREE. Mas isto já é outra história (rsrsrs).

De volta ao meu quartinho, liguei o computador e começei a desenhar meus lay-outs no corel draw, coisa que faço até hoje. Gosto de fazer os testes no computador. Assim já edito e recorto as imagens que eu vou usar. É o meu modo de trabalho e por vezes as pessoas até acham isto engraçado. Mas não consigo trabalhar de outro jeito. Minhas páginas nascem na cabeça, passam por qualquer pedaço de papel que estiver à mão, depois vão para a tela do computador para, finalmente, serem "construídas" em papel. EITA processinho complicado. Mas acredito que este processo foi totalmente influenciado pela minha profissão de arquiteta e desenhista. Não consigo fazer nada sem antes rascunhar esgotando as possibilidades e verificando as possíveis falhas (sou pirada mesmo... EU ADMITO!).

Fiz um álbum sem muito enfeites (não sabia o que usar, como usar e não tinha a verba para comprá-los também), usei e abusei do meu material preferido: papel. AH e usei um pedacinho de vegetal, mas quase desisti pois dá um trabalhão para imprimir. Mas, muito tempo depois, eu descobri vegetais com maior gramatura (bem mais fácil de imprimir). Hoje eu prefiro as transparências, que você consegue imprimir à vontade, sem nenhum problema.

Para ilustrar cada página utilizei uma letra de música que ela gosta. O journaling mesmo só fui usar nas duas últimas páginas, onde escrevi (bastante), os motivos que me levaram a fazer o álbum para ela. Ela gostou muito e eu pude inaugurar uma fase de álbuns completos!! IP IP URRA

05 abril 2005

O site scrapdiary

Decidi que fuçar na "internê" seria uma ótima maneira de descobrir novas técnicas, ver zilhões de outras páginas e quem sabe manter contato com outras pessoas interessadas no mesmo assunto que eu.

Fuçando, fuçando e fuçando achei o SCRAPDIARY (www.scrapdiary.com.br). Acho que foi outro amor à primeira vista. Não lembro exatamente quando conheci o site, mas resgatei minha apresentação no fórum e vou copiar embaixo deste post.

Antes de me apresentar no site, postei as minhas 1ºs páginas e o álbum origami, que eu aprendi no site.

O que mais gosto no site? HUMMM deixe me ver.... exatamente as mesmas coisas que gostei desde o início: a participação de todas incentivando cada trabalho. É muito interessante, acho que até essencial, ter pessoas te incentivando em uma nova empreitada. Mesmo que esta nova empreitada seja um hobby, um novo emprego, um corte de cabelo... sei lá! Todas as opções acima! rsrsrs

Meu primeiro post no site aconteceu dia 18/03/2005 com a minha primeira página. Foi meio que um desafio, pois apesar de ser extrovertida, sou tímida tb (confuso né). E de lá só aproveito o site: todas as dicas, as páginas postadas, as possibilidades de aulas, as amigas que fiz e os encontros que vou.

ps.: olha o meu 1º post ai embaixo
ps2.: escolhi a data da minha apresentação ao site como data deste post.

"BOM DIA A TODAS
Meu nome é Patrícia, sou arquiteta e moro no grande ABC. A primeira vez que vi uma página de scrap foi em janeiro deste ano, nas minhas férias. Adorei a idéia e tal como toda arquiteta, ADOOOOOOOORO mexer com pápéis, colas, lápis, canetas e computador. Fiz dois workshops em fevereiro e estou adorando este universo. Já adorava "gastar o que não devia" em papelarias, imagine agora... rsrs. Diariamente visito este site e tantos outros nacionais e internacionais (adoro o 2peas). Parabéns pelo site e acredito que o sucesso do mesmo acontece pela participação mais que ativa e "amiga" da Paola e da Juliane e de todas as meninas que sempre tem palavras de incentivo. Sempre é bom contar com pessoas de iniciativa como vcs. Adoro tirar fotos e nunca saio de casa sem a minha máquina! Pesquiso muito e sempre tento fazer as coisas que achei interessantes, prova disso é o álbum origami. Adorei a idéia e é um excelente presente.Bem, cada vez mais gosto do scrapbook e com a ajuda de todas vcs tenho certeza que meu interesse sempre aumentará. Beijos, Patrícia
ps.: desculpe a longa apresentação, sempre me empolgo ao escrever.
Postado por
Patrícia Alves em 05/04/2005 às 08:51hs"

03 abril 2005

1º mini álbum - álbum origami




Das minhas "fuçadas" no site scrapdiary, achei esta dica legal para um mini-álbum diferente. Chama-se miní-álbum origami. Muito fácil de fazer e creio que o passo a passo ainda se encontra lá no site. Resolvi tentar, mas, como não conhecia lojas de scrap, muito menos material de scrap, fiz com o que tinha lá em casa. Color plus preto para a base, color plus laranja para tapete, papel mitientes azul para tapete, papel texturizado de escritório, moldura de slide de alguma apresentação da faculdade, fita cetim da minha mãe, papel paraná encapado e as fotos foram impressas em casa mesmo.

E tenho que confessar: EU AMEI O RESULTADO! Não foi o trabalho mais correto, visto que a questão da acidez foi totalmente desconsiderada. Mas fiz com os materiais que tinha à mão e a minha amiga (o mini foi um teste e como deu certo, virou presente!) adorou! Fiquei feliz por tê-lo feito e mais ainda porque a minha amiga gostou. Engraçado... o scrap surte efeitos inesperados nas pessoas. Elas ficam muito felizes com aquele objeto "feito à mão".

E este álbum tem ainda um maior significado pra mim. Foi por causa dele que tive a minha primeira oportunidade de "dar aulas". Levei este mini como mostruário do meu trabalho. Ele e mais as minhas 2 primeiras páginas. E tanto é que este mini virou o assunto da minha 1º aula. A aula do Lar Center! Mas depois eu conto...

TCHAM TCHAM TCHAM depois do intervalo tem mais!